sábado, 22 de outubro de 2011

Reunião em Píedade estudou o Espírito das Diretrizes Pastorais

A reunião ordinária dos Diáconos Permanentes, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Piedade, no Pátio do Divino, teve como motivação principal o estudo sobre as Diretrizes Pastorais que deverão ser prioridades em 2012 em toda a arquidiocese.
A Comissão Arquidiocesana convidou o jovem Padre André Sueiro da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Éden, que de maneira simples e muito cativante levou os Diáconos a uma compreensão primeira do Espírito das Diretrizes, pois "Diretrizes Pastorais tem primeiro que ser pensada e analisada, não adiante ir se fazendo de qualquer jeito"- comentou Pe André.
Em sua exposição o Palestrante deu ênfase a algumas afirmações que precisam sempre ser consideradas

- Não há como evangelizar se não houver transformação.
- Se o mundo mudou, a pregação também, ter que mudar ( aprofundando essa afirmação, Pe André lembrou a estratégia dos apóstolos que procurou falar uma linguagem compreensiva aos Judeus sobre Jesus Cristo, depois a pregação ewntrou no mundo Grego fazendo a inculturação, com om precursos apóstolo Paulo, que usou da Filosofia Grega para pregar a verdade do evangelho.E depois a Igreja pregou de uma forma Romana, aos cristãos de Roma)

Padre André abordou o eixo do Documento de Aparecida lembrando a importância de se ter uma nova consciência sobre a mudança de época e citou como exemplo o desafio da catequese junto as crianças que já nascem informatizadas em meio a um mundo pluralista de hoje.

Fez uma analogia do documento de 2008 e da Diretriz Pastoral lembrando que

1- o ponto de partida não é mais a realidade, mas sim o próprio Jesus Cristo, que o ênfase hoje são as urgências da evangelização e não a missão como palavra de ordem. O acento não é mais ser missionário no âmbito da evangelização mas sim em uma ALTERIDADE que acolha o outro e euma uma GRATUIDADE que vá de encontro e se doe ao outro. Trabalhou a sua fala em cima desses pontos enriquecendo com muitos exemplos concretos e ainda interargindo com alguns Diáconos que deram a sua contribuição para a reflexão.

                                                    O Protagonismo dos Leigos

Após o intervalo, o leigo Alexandre Leite Furquim, engajado n o Movimento de Cursilho em Piedade,
também com simplicidade, quase que com um testemunho muito válido da primeira palestra, destacou a missão do leigo no mundo lembrando o rotewiro da palestra do Envio, a última do Cursilho, que envia de volta a Família, ao trabalho e no meio onde vive, esse leigo agora renovado e tocado pela Palavra de Deus, a partir de uma experiência concreta com Jesus Cristo. Colocou com referência para todo esse processo de uma nova vida a partir da conversão, o Plano de Deus que requer uma participação mais efetiva na comunidade, constância na oração e na escula e reflexão da Palavra de Deus



Na Palavra livre o Diácono Gerson Schiming agradeceu a participação de Alexandre e destacou a importância do seu testemunho. O encontro terminou com um almoço bem ao estilo piedadense, e teve também a presença dos Padres Santo e Luciano, das Paróquias de Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário