domingo, 15 de abril de 2012

Diáconos se reuniram em Votorantim neste Sábado.




Na manhã desse Sábado 14 de abril, os Diáconos Permanentes da nossa arquidiocese realizaram mais uma reunião mensal sendo acolhidos com muito carinho na Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição , em Votorantim, onde os anfitriões Pe Dirceu Sudário de Freitas  e Diácono Wilson  de Almeida Lopes, fizeram uma calorosa recepção, com os irmãos e irmãs da Equipe de Cozinha que esmeraram no café da manhã e no almoço que encerrou o encontro.
A Liturgia das Horas que abriu a reunião aconteceu na sala principal de palestras da São João e foi conduzida pelo Diácono Nilson Roberto Leite da Paróquia São Paulo Apóstolo - Sorocaba e as boas vindas forasm dadas pelo Pe Dirceu.

                                        Palestra esclareceu pontos doutrinários da Maçonaria

O Dr. Gilson Delgado, Médico Católico, bastante atuante na Igreja, articulista do Jornal Terceiro Milênio e muito solicitado enquanto palestrante, apresentou o tema da palestra, afirmando que se tratava de um assunto polêmico e até evitado na igreja, justamente pela falta de conhecimento sobre o mesmo. Com muita calma e a clareza que lhe é péculiar, Dr Gilson apresentou materiais da sua pesquisa e do seu estudo sobre o assunto. Fez uma análise precisa sobre a origem da Maçonaria, a sua grande influência na História do Brasil, alguns aspectos da sua Doutrina, e a sua relação com a Igreja Católica, onde há muitos maçons, inclusive exercendo ministérios ou envolvidos em muitas pastorais e movimentos.
Ressaltou a importância de um Cristão Católico ter uma boa consciência sobre a Maçonaria, não no sentido de se criar uma hostilidade aos irmãos maçons, alimentando preconceitos, mas sim para saber com toda clareza, o que é o Catolicismo e o que é a Maçonaria, coisas bem diferentes, mas que é possível a tolerância e a convivência fraterna. "Há entre eles uma prática fraterna que nos causa sadia inveja, eles são muito comprometidos um com o outro em uma co-responsabilidade que impressiona" - comentou.
Depois de elucidar questões apresentadas por alguns Diáconos, entre elas a diferença entre Filantropia e Altruísmo, e de dismistificar certas inverdades que muitos propagam, por pura falta de conhecimento sobre o assunto, Dr. Gilson incentivou o Diálogo e a convivência fraterna, mas sem abrir mão dos princípios fundantes do Catolicismo. Explicou ainda que muitos vêem a Maçonaria como Clube de Serviço, semelhante ao Rotary, por exemplo.
Com o assunto bastante interessante a palestra alongou-se até por volta de 11h00 e depois de uma breve pausa para as informações e palavra livre, o Diácono Claudiney leu a ata do encontro anterior, realizado em Tietê, encerrando-se a reunião com um almoço servido no salão paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário