sábado, 14 de abril de 2012





Votorantim: Paróquia São João Batista acolheu Diáconos Permanentes neste Sábado
Sábado, 14 de Abril de 2012 - 13:36:22


Na manhã desse Sábado 14 de abril, os Diáconos Permanentes da nossa arquidiocese realizaram mais uma reunião mensal sendo acolhidos com muito carinho na Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição , em Votorantim, onde os anfitriões Pe Dirceu Sudário de Freitas e Diácono Wilson de Almeida Lopes, fizeram uma calorosa recepção, com os irmãos e irmãs da Equipe de Cozinha que esmeraram no café da manhã e no almoço que encerrou o encontro.
A Liturgia das Horas que abriu a reunião aconteceu na sala principal de palestras da São João e foi conduzida pelo Diácono Nilson Roberto Leite da Paróquia São Paulo Apóstolo - Sorocaba e as boas vindas forasm dadas pelo Pe Dirceu.

Palestra esclareceu pontos doutrinários da Maçonaria

O Dr. Gilson Delgado, Médico Católico, bastante atuante na Igreja, articulista do Jornal Terceiro Milênio e muito solicitado enquanto palestrante, apresentou o tema da palestra, afirmando que se tratava de um assunto polêmico e até evitado na igreja, justamente pela falta de conhecimento sobre o mesmo. Com muita calma e a clareza que lhe é péculiar, Dr Gilson apresentou materiais da sua pesquisa e do seu estudo sobre o assunto. Fez uma análise precisa sobre a origem da Maçonaria, a sua grande influência na História do Brasil, alguns aspectos da sua Doutrina, e a sua relação com a Igreja Católica, onde há muitos maçons, inclusive exercendo ministérios ou envolvidos em muitas pastorais e movimentos.
Ressaltou a importância de um Cristão Católico ter uma boa consciência sobre a Maçonaria, não no sentido de se criar uma hostilidade aos irmãos maçons, alimentando preconceitos, mas sim para saber com toda clareza, o que é o Catolicismo e o que é a Maçonaria, coisas bem diferentes, mas que é possível a tolerância e a convivência fraterna. "Há entre eles uma prática fraterna que nos causa sadia inveja, eles são muito comprometidos um com o outro em uma co-responsabilidade que impressiona" - comentou.

Depois de elucidar questões apresentadas por alguns Diáconos, entre elas a diferença entre Filantropia e Altruísmo, e de dismistificar certas inverdades que muitos propagam, por pura falta de conhecimento sobre o assunto, Dr. Gilson incentivou o Diálogo e a convivência fraterna, mas sem abrir mão dos princípios fundantes do Catolicismo. Explicou ainda que muitos vêem a Maçonaria como Clube de Serviço, semelhante ao Rotary, por exemplo.
Com o assunto bastante interessante a palestra alongou-se até por volta de 11h00 e depois de uma breve pausa para as informações e palavra livre, o Diácono Claudiney leu a ata do encontro anterior, realizado em Tietê, encerrando-se a reunião com um almoço servido no salão paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário