domingo, 31 de julho de 2011

A QUALIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DIACONAL (Diácono José Carlos Paschoal)



            Dois aspectos muito significativos e altamente positivos têm chamado a atenção neste ano, com relação ao Diaconado Permanente: reflexão sobre a vida familiar do Diácono Permanente e o Ministério da Caridade.
            Pode parecer estranho destacar como algo extraordinário o que deveria ser comum na vida e no ministério do diácono. Mas, quanto mais se procura aprofundar esses temas, mais se destaca a qualificação para o exercício ministerial. Em outras palavras: a volta às origens, a “redescoberta” do primeiro amor.
            Quem participou ou recebeu informações da Assembleia Geral da CND, realizada de 7 a 10 de abril deste ano, e do II Congresso Latinoamericano do Diaconado Permanente, realizado de 24 a 29 de maio, ambos em Itaicí, devem ter acumulado valiosos ensinamentos sobre a vida familiar e sobre o pleno exercício da Dimensão da Caridade.
            O tema “A Identidade do Ser Diaconal”, da Assembleia Geral, e o tema “Diáconos, Apóstolos das Novas Fronteiras da Missão”, do II Congresso, trouxeram indagações e reflexões importantes à serem respondidas pelos diáconos e esposas, e para a formação dos novos diáconos permanentes. Muitos questionamentos passam a ser respondidos através do testemunho pessoal, familiar e comunitário.
            Há diáconos que ainda não conseguem incorporar as três dimensões: Palavra, Liturgia e Caridade. Apegam-se demais à uma das dimensões, trazendo prejuízos à sua própria identidade diaconal. Vangloria da sua pregação ou do seu conhecimento litúrgico, sem perceber que, faltando a prática da Caridade, o exercício do ministério diaconal não é completo.
            Há diáconos que ainda não conseguiram equilibrar a vida familiar com as funções na Igreja. Não conseguem dialogar com o Pároco que lhe impõe muitas atividades eclesiais em detrimento dos importantes momentos familiares. Por sentir-se importante e elogiado, acaba assumindo funções que poderiam ser exercidas por leigos. Os dois encontros citados acima nos levaram a questionar isso.
            Vários Bispos e Comissões Diocesanas estão tomando iniciativas de reflexões sobre o Diaconado Permanente, priorizando a formação permanente com destaque para a vida familiar do Diácono e sobre o exercício do Ministério da Caridade. Isso vai enaltecer ainda mais o trabalho e a importância do Diácono Permanente na Diocese, nas Paróquias, nas Comunidades. Também reflete sobre a formação dos candidatos ao diaconado. Em muitas escolas diaconais prioriza-se a teologia e a liturgia, sem o devido destaque à Pastoral Social. Esse quadro precisa ser mudado urgentemente. Um estágio em atividades pastorais, em especial as sociais, nas comunidades, aliado aos estudos teológicos, bíblicos e litúrgicos, enriqueceria ainda mais a formação dos futuros diáconos.
            Estamos vendo com muita alegria a preocupação dos Bispos, da CND e das CRDs com a formação permanente. Deus seja louvado. Não basta ser ordenado: é preciso SER DIÁCONO.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário